domingo, 25 de outubro de 2009

Uma alternativa para diminuir o CO2 das indústrias?

Todos nós sabemos que o dióxido de carbono é um dos principais responsáveis pelo aquecimento global, sendo assim dois químicos da universidade federal de Minas Gerais, realizaram experimentos para que este possa ser menos preocupante: desenvolveram esferas cerâmicas que devem ser sobrepostas em chaminés industriais. Após o uso da tal cerâmica, a invenção mostrou ser muito útil, houve uma redução de 40% na emissão de CO2. Os cientistas acreditam que esta redução pode chegar a 60%.

Para saber mais, indido o site: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u642922.shtml

Aluna: Marina Schloss. Mette turma: 231

Energia Eólica

A Dinamarca, pioneira em energia eólica, inaugurou no ultimo mês de setembro o maior campo marinho que gera energia a partir do vento. Horns Rev 2 foi o nome dado a este impressionante campo que foi instalado no mar a mais de 30 km do território dinamarquês. Tal obra levou dois anos para ser concluída, envolveu 600 engenheiros e operários e custou mais de 200 milhões de dólares. Com suas 91 turbinas, gerará 210 megawatts/ano, expandindo a capacidade de seu irmão mais novo, o Horns Rev 1 que opera desde o ano de 2002.

Para saber mais indico o site: http://www.ecodebate.com.br/2009/10/20/dinamarca-inaugura-o-maior-campo-de-energia-eolica-off-shore-do-mundo-com-capacidade-para-210-megawatts-por-ano/
Aluna: Marina Schloss. Mette turma: 2.3.1

sábado, 24 de outubro de 2009

E A GRIPE CONTINUA...


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou neste sábado,dia 24/10, um estado de emergência nacional por causa da ameaça da gripe suína. A declaração do estado de emergência aumenta a capacidade dos hospitais, médicos e postos de saúde de atender ao aumento do tratamento em um possível novo pico de infecções pelo vírus H1N1.
Desde de o início da gripe, em abril, os EUA era o país mais infectado pelo vírus. Mais de mil pessoas já morreram infectadas nos sendo, aproximadamente cem crianças, e teme-se que esse número possa aumentar devido a chegada do inverno no hemisfério norte.
Porém, enquanto uns países se preocupam em combater a pandemia outros já tem a saída. Assim como a Grã-Bretanha, que iniciou a vacinação em massa nesta quarta feira, dia 21/10, onde a prioridade é vacinar médicos e enfermeiros, que formam o “grupo prioritário” com quase 14 milhões de pessoas. O governo ainda decidirá se o resto da população também deverá ser imunizado.
Países como EUA, China e Austrália já planejam a campanha para a vacinação. Os chineses esperam que 5 milhões de pessoas estejam imunizadas em Pequim até dezembro deste ano. As prioridades dos chineses são estudantes de escola primária e secundária, médicos, enfermeiros, funcionários públicos e idosos.
Aluna: Laís Amanda Poffo
Turma: 2.3.1

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Brasil tem metas ambiciosas quanto à emissão de CO2


O diretor do Departamento de Meio Ambiente e Temas Especiais do Itamaraty, embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado afirmou que o Brasil se manifestará contrário à proposta de os países em desenvolvimento também tenham que contribuir com os fundos para a contenção da emissão de CO2, porém os países ricos querem que este fundo seja compartilhado por todos. O Brasil pressionará as nações industrializadas a fianciarem os fundos.

A proposta que o Brasil vai levar a Copenhage é que até 2020, as emissões de CO2 estejam congeladas aos níveis de 2005, e que se reduza o desmatamento da Amazônia em 80%.

"O Brasil participará de maneira embiciosa. Estão sendo discutidos internamente os números brasileiros. Há uma determinação do presidente (Lula), muito clara, de que vamos ter números ambiciosos e esperamos dos outros países que também tenham." Destacou Figueredo.




Por: Janaina R. Baade

Turma: 231

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Viva a Produtividade


Na semana passada, o IBGE divulgou o Censo Agropecuário, diagnóstico agronegócio nacional, com dados de 2006 (sendo que o último Censo foi concluído em 1996). Comparando dados, ficou evidente o avanço da produtividade. O algodão, que teve maior destaque de aumento, subiu 124%; e a pecuária bovina, 90% por hectare. Agora o Brasil se aproximou dos índices de produtividade dos EUA. Diferente do discurso usado, a área utilizada recuou 7%, e não avançou.
Não se pode descartar a importância dos pequenos produtores, mas os que dominam as exportações são os grandes fazendeiros, que são vitais para trazer o dólar para a economia.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) concluiu que a agricultura familiar é mais produtiva que a produzida pelos grandes fazendeiros, o que portanto, só pode ser interpretado como uma tentativa de fortalecer seu pleito por uma alteração nos índices de produtividade utilizados como parâmetro na reforma agrária – e assim acelerar as desapropriações que beneficiam o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Como costumam brincar os economistas, números bem torturados confessam qualquer coisa.


Luiza Schmitt Góss 231

Reflorestamento é financiado por países ricos

Países ricos, que não querem ou não podem diminuir suas emissões de dióxido de carbono estão financiando reflorestamento em países em desenvolvimento como o Brasil. No Amazonas as pessoas estão recebendo 50 reais por mês para não desmatar. Este programa parece ser promissor, vai ocorrer no fim do ano uma reunião das Nações Unidas sobre o clima. Se for feito um acordo para diminuir as emissões de dióxido de carbono poderá aumentar o financiamento de reflorestamento em países em desenvolvimento.

saiba mais:
http://opiniaoenoticia.com.br/vida/meio-ambiente/paises-ricos-financiam-florestas/

aluna: Nicole Fernanda Prochnow turma: 2.3.1

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Em 2025, 70% do planeta pode ser atingido por seca.


Na sexta feira (2) em Buenos Aires, aconteceu a 9ª Conferência das Partes da Convenção da ONU de Combate à Desertificação. Luc Gnacadja, Secretário da Convenção da ONU fez um alerta “Se não conseguirmos solucionar este problema da Terra, em 2025 quase 70% dela estará muito afetada”. O planeta já sofre com 41% de seca e vem se agravando cada vez mais, esse alerta foi dado em longo prazo.


saiba mais:



aluna: Nicole F. Prochnow turma: 2.3.1

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Depósito de sementes

Trago uma notícia não muito recente, porém um tanto polêmica.
A Noruega, país situado ao norte da Europa, construiu um depósito para armazenar todos os tipos de sementes cultivadas pelo homem. O depósito é estabelecido em uma ilha próximo ao pólo norte. As sementes serão embrulhadas em papel aluminio e mantidas em temperaturas baixíssimas. Mais de 100 países já apoiaram a idéia. O primeiro ministro da Noruega afirma que será um tipo de "cofre do fim dos dias" e os patrocinadores da idéia dizem que será a construção mais segura do tipo no mundo. Este "cofre" tem o objetivo de proteger as sementes de possíveis catástofres, tais como: explosões nucleares, guerras biologicas, aumento excessivo do nível do mar e outras catástrofes de grande porte. Caso alguma delas se realize, as sementes estarão aptas a serem replantadas, e logo, reproduzir todas as espécies de planta existentes no nosso atual ecossistema.

Para saber mais sobre o tema em questão: http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2006/06/060619_sementearticofn.shtml


Aluna: Marina Schloss. Mette

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Tremores que atingiram diversas partes do mundo são normais, diz especialista

Nas últimas 24 horas, três fortes terremotos causaram mortes e destruição em diferentes países no mundo.
Na tarde de terça-feira (29), um tremor de magnitude 8 no Oceano Pacífico causou um tsunami que matou mais de 100 pessoas nas Ilhas Samoa. Horas depois, um outro tremor, de magnitude 7,6, atingiu a costa da Indonésia, matando entre 100 e 200 habitantes e destruindo 500 edifícios. Na tarde desta quarta (30), um sismo de intensidade 5,9 abalou a região de La Paz, na Bolívia.
Conforme o especialista, os países atingidos estão em uma região turbulenta, de intensa atividade geológica e vulcânica, conhecida pelos geógrafos como Círculo de Fogo. “Mais de 90% dos tremores do mundo acontecem nessa região, que vai do Chile, pega a costa dos Estados Unidos, Rússia, Japão e Oceania.”

Imagem terremoto na Indonesia
http://g1.globo.com/Noticias/0,,GF75731-5602,00-TERREMOTO+CAUSA+DESTRUICAO+NA+INDONESIA+VEJA+IMAGENS.html

Tsunami ilhas Samoa
http://g1.globo.com/Noticias/0,,GF75720-5602,00-IMAGENS+DO+DIA+DE+SETEMBRO+DE.html

Por: Jessica J. Gradiz 2.3.1

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Caça de Golfinhos no Japão


Todos os anos, em setembro, inicia-se a temporada de caça aos golfinhos o Japão. Durante 6 meses, 20 mil golfinhos são mortos de forma rudimentar e grosseira na costa do país. Os animais são atingidos, na água, com arpões formando uma mancha de sangue e, ainda com vida, são tirados da água e recebem golpes fatais com facões e machados.

A caça é um costume no Japão há 4 séculos, mas neste ano vem enfrentando uma oposição. Isso, graças ao documentário americano The Cove, lançado no fim de julho nos EUA. O filme já levantou muitos debates no país.

Muitos japoneses, ao verem as cenas na internet, ficaram horrorizados, e, na semana passada, 70 golfinhos foram libertados por seus captores. A conscientização para evitar essa matança é inevitável, pois a reprodução desse animal é muito lenta, a gestação leva em torno de um ano e até um ano e meio o filhote precisa de atenção total da mãe.

Além da questão ambiental, somem-se a questão emocional para a repulsa a matança dos golfinhos. Por isso, muitos biólogos acreditam que The Cove possa colaborar, pelo menos, que os métodos de eliminação dos golfinhos fiquem menos cruéis.

Aluna: Laís Amanda Poffo 231

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

El Niño pode trazer seca ao nordeste e à Amazônia, diz agência dos EUA

O Fenômeno do El nino que ocorrerá no final deste ano, poderá provocar seca no nordeste brsileiro e na região amazônica, e enchentes o sul.
Esse fenômeno tem como características o aumento das temperaturas na zona equatorial do Pacifico, e ocorre mais ou menos de quatro em quatro anos, e afeta o clima do mundo inteiro.
Há pouco mais de uma década, entre 1997 e 1998, ocorreu um dos mais fortes El Niño da história, com catástrofes climáticas que deixaram milhares de mortos .
Mas o El nino não traz apenas efeitos negativos ao clima, com a sua chegada pode razer chuvas benéficas no fim do ano ao sudeste do Texas, que atualmente enfrenta uma seca, além disso reduz a intensidade de furacões no Caribe;
http://verde.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=20864821

Por: Janaina R. Baade 2.3.1

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Ação contra o Perigo


A prefeitura de Blumenau começa segunda-feira, 14 de setembro, uma força-tarefa para acelerar a retirada de famílias que continuam em áreas de risco. A decisão foi tomada no último dia 10, durante reunião com o prefeito João Paulo Kleinübing e secretários da Central de Reconstrução.
“Precisamos fazer uma ação mais dura. É uma medida para evitar a reocupação de casas e a venda de imóveis em locais de riscos. As pessoas estão voltando para essas áreas, e se necessário, vamos demoli-las.” Explica o prefeito de Blumenau.
Atualmente, há aproximadamente mil famílias que insistem em permaneces nos locais perigosos. A maioria das casas apresentam problemas nos terrenos e os moradores já foram orientados e sair do local.
Durante a força-tarefa técnicos e engenheiros de obras vão notificar as famílias,os relatórios serão enviados a procuradoria do município que vai tomar medidas jurídicas para a retirada das pessoas. Aos moradores em áreas de risco, a prefeitura oferece programas habitacionais como auxílio-aluguel ou moradias provisórias, dependendo da situação financeira da família. Atualmente, há 310 famílias em seis moradias provisórias da cidade.
“Não é uma medida assustadora. Estamos dando um reforço para o trabalho que vem sendo feito pela Central de Reconstrução, só que estavam a passos lentos, agora vamos dar uma acelerada”, esclarece Neusa, coordenadora da Central de Reconstrução.


Aluna: Luiza Schmitt Góss 231

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Bactéria pode 'limpar' petróleo

Cientistas britânicos da Universidade de Essex, na Inglaterra, usaram micróbios pra livrar o petróleo de toxinas. A técnica pode ser usada no refinamento e na retirada de poluentes remanescente em lagos onde há plataforma de extração. A esperança é de poder tirar todas as toxinas no refinamento e depois poder livrar as águas de qualquer contaminação.
Saiba mais:

http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=48101

por: Nicole Fernanda Prochnow turma: 2.3.1

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Chuvas fortes causam destruição em Santa Catarina



Nessa terça-feira (8) foram registrados ventos com mais de sem quilometro por hora os bombeiros têm dificuldades de chegar a algumas regiões atingidas.
A situação se agravou em Guaraciaba, quatro pessoas morreram e a prefeitura da cidade decreto calamidade publica. A defesa civil diz que foram registrados casos de desabrigados em 27 municípios e 11 cidades de
Itajaí estão com problemas de fornecimento de energia. Suspeita-se que o estado tenha passado por um tornado e já são registrados cerca 64 mil afetados.
Saiba mais:



Por: jessica J. Gradiz 231

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Matança de animais na Austrália


Governo da Austrália decide, eliminar 650000 de 1 milhão de camelos existentes lá.
Além disso Austrália, promove campanha para eliminar a superpopulação de um grupo de 56 animais, entre eles, destacam-se: cangurus, coelhos, raposas, javalis.
Matando os animais com 2 ou 3 tiros, por que muitos deles se multiplicam fácil e invadem as casas em busca de água, quebram tubulações nas lavouras, derrubam cercas, comem as gramas dos jardins e os arbustos dos campos, sim é isso que o governo da Austrália decide fazer, matar os animais a tiros, e deixá-los expostos em carne e osso no sol, para que animais considerados selvagens na Austrália possam atacá-los.
Estima-se que 720 milhões de dólares sejam gastos anualmente para reparar os danos ambientais, econômicos e sociais causados por esses animais.
Seria isso a melhor atitude a ser tomada? Por que não dar sedativos a eles, e então matá-los para que estes não sofram tanto? Por que não retirar a carne do animal para poder ser consumida?

Para saber mais sobre o assunto, indico a revista veja do dia 02 de setembro de2009, página 112. (capa da revista: Abrimos o cofre do MST)
Aluna: Marina Schloss. Mette

domingo, 30 de agosto de 2009

Natureza Escondida


Em “Viagem ao Centro da Terra”, um filme de Júlio Verne, um grupo de aventureiros encontra um universo em um espaço oco no centro do planeta. Uma semelhança aos outros filmes de Júlio Verne, que escreveu viagem ao fundo do mar, à lua e pelos ares muito antes do submarino moderno, o foguete e os aviões fossem inventados, ele acertou mais uma vez, pelo menos em parte, sobre a existência de um mar no centro do globo terrestre.
Estudos produzidos por cientistas da Universidade Estadual do Oragon, nos Estados Unidos, sugerem a existência de grande quantidade de água entre 250 e 650 km abaixo da crosta terrestre. Não são lagos nem cascatas como os da ficção, mas a pesquisa revela que a presença de água em profundidades antes inimagináveis.
A explicação para a existência dessa umidade está relacionada ao movimento das placas tectônicas. Elas que se moveram e se chocaram separando continentes, formando cordilheiras e as áreas de subducção. A placa que afunda leva para as profundezas elementos da superfície, como a umidade e até mesmo a água do mar. A água só é liberada se a placa tectônica derreter, e se isso não acontecer, ela ficará entre as rochas.
Os pesquisadores não conseguem determinar o tamanho das porções de água nem a forma que ela teria, mas devido às elevadas temperatura e pressão dificilmente permaneceriam em forma líquida. Como Júlio Verne mostrou, o centro da terra é repleto de mistérios.



.

.

Aluna : Laís Amanda Poffo

Turma: 2.3.1

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Brasil é o país com maior número de mortos pela nova gripe.

O Ministério da Saúde disse nesta quarta-feira (26), que o Brasil já registra a maior quantidade de mortos pela nova gripe. Até o dia 22 de agosto, foram observados 557 óbitos pelo vírus H1N1. A taxa de mortalidade do Brasil (0,29) é menor do que em outros seis países. Isto porque o percentual de óbitos é calculado em relação à quantidade de habitantes em cada país.
Ainda de acordo com o boletim, os países com as maiores taxas de mortalidade estão no hemisfério sul, por causa do inverno.
O ministério disse também que, pela segunda semana consecutiva, houve queda na quantidade de casos graves da nova gripe. Segundo o boletim, a semana que vai de 16 a 22 de agosto teve uma diminuição no número absoluto de casos. A mesma tendência havia sido observada na semana que vai de 9 a 15 deste mês.


Medida Provisória

O Ministério da Saúde também disse que o governo decidiu enviar ao Congresso Nacional uma medida provisória para a liberação de um crédito suplementar de R$ 2,1bilhões para o enfrentamento da pandemia de Influenza A.
O recurso será utilizado na compra de 73 milhões de doses da vacina contra a nova gripe, além da aquisição de 11,2 milhões de tratamentos, equipamentos, leitos de UTI, ampliação dos turnos nas unidades de saúde e capacitação dos profissionais.


Por : Janaina R. Baade
http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1281743-16726,00-BRASIL+E+O+PAIS+COM+MAIOR+NUMERO+DE+MORTOS+PELA+NOVA+GRIPE+DIZ+SAUDE.html

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Soja Genenticamente Modificada


Há 15 anos, a aparição da soja transgênica deu início a uma revolução agrícola, pois os agrotóxicos foram industrializados e a produção mundial de grãos triplicou-se. Como a soja transgênica era mais lucrativa, muitos especialistas previram que ela varreria a cultura tradicional do país. De fato, ela responde, hoje, por 58% da safra nacional.

Mas agora apareceram obstáculos que ameaçam a sua expansão. O primeiro deles é a disseminação de ervas daninhas resistentes ao glifosato; e o segundo obstáculo, é que países europeus preferem a soja natural, e estão dispostos a pagar pela soja convencional, mais do que a soja geneticamente modificada, que equivale a somente 13% da produção mundial, e atualmente o único fornecedor em larga escala é o Brasil.

Os europeus recusam sementes geneticamente modificadas por acharem que alimentos produzidos podem fazer mal à saúde, embora nenhuma pesquisa científica prove isso e apesar disso, a empresa Monsatu (criadora da soja transgênica) pretende lançar no Brasil mais uma variedade de soja transgênica.

Por: Luiza Schmitt Góss

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Crédito de carbono


O crédito de carbono busca compensar a emissão de gases que produzem o efeito estufa, através de um programa que tem como objetivo fazer com que os países revêem os seus processos industriais, para assim diminuir o impacto ambiental. Com isso foi criado um certificado onde mostra que ouve certa redução da emissão de gases do efeito estufa. A quantidade deste varia de acordo com a quantidade reduzida.

1 crédito de carbono – 1 tonelada de CO2

Em acordos internacionais, os países desenvolvidos passaram a ter uma cota máxima de emissão desses gases poluentes.

Conrad, de Papua - Nova Guiné, lidera um grupo de quarenta países que tem como objetivo, desde 2005, incluir um mercado para o crédito de carbono de florestas. Este mecanismo, redução de emissões por desmatamento e degradação florestal, está hoje em discussão. O Brasil defende que este mecanismo seja como o fundo da Amazônia, que não valem como créditos comercializáveis.

Para saber mais sobre o assunto, indico o site:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u607971.shtml

Onde contem uma entrevista de Conrad, dizendo um pouco sobre sua opinião sobre o tema em discussão.

Aluna: Marina Schlossmacher Mette Turma: 2.3.1

domingo, 9 de agosto de 2009

Acre proíbe queimadas agrícolas


A partir de 2012 serão proibidas a utilização de queimadas nas fazendas do Acre. As queimadas são tradição entre os fazendeiros, mas com o descontrole essa prática vêm prejudicando o meio ambiente.
O procurador da República Anselmo Cordeiro Lopes, que é o responsável pela ação afirma: “Não há mais espaço para a autorização responsável de queima na floresta amazônica, em especial no Acre, considerando todas as perdas que já ocorreram em razão dessas práticas”.
Os fazendeiros reclamam, pois acham que o prazo de 3 anos é muito curto para conseguirem se adaptar à lei.

Saiba mais: http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1255366-16052,00.html

Por: Jessica J. Gradiz, 231

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Minc diz que país não será lixeira e promete mais fiscalização


Nesta segunda feira o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc prometeu ampliar a fiscalização e a vistoria de contêineres nos portos brasileiros para evitar a chegada de novas remessas de lixo ilegal e resíduos tóxicos ao país.
O ministro anunciou que irá "fechar o cerco" contra as remessas ilegais de lixo nos principais portos brasileiros, que serão equipados com aparelhos de Raio-X para ajudar a Polícia Federal na vistoria dos contêineres.

Os contêineres com lixo importado ilegalmente da Grã-Bretanha --inclusive resíduos hospitalares e metais tóxicos-- que chegaram ao Brasil pelos portos de Santos, em São Paulo, e Rio Grande, no Rio Grande do Sul, foram recolhidos neste fim de semana e estão sendo levados de volta para a Inglaterra.

Minc garantiu que questionará os países ricos sobre a exportação de lixo nessa semana quando encontrar representantes de Grã-Bretanha e Estados Unidos para discussões sobre o clima.

"Vamos chamar a responsabilidade dos países ricos. Eles não podem fazer um discurso de que vão salvar o planeta e, ao mesmo tempo, mandam lixo para os países em desenvolvimento", afirmou. "Isso eticamente e moralmente não é correto e vou avisar que o Brasil não será a lata de lixo do planeta."






Janaina R. Baade 2.3.1


quinta-feira, 30 de julho de 2009

Predadores Perseguidos


Nenhum animal se compara ao ser humano na voracidade de caçar outras espécies. Sua nova vítima é um dos símbolos tradicionais da Índia, o tigre-de-bengala, e está desaparecendo em um ritmo alarmante.

No mês de julho deste ano, noticiou-se que a segunda maior reserva natural da Índia, o Parque Nacional de Panna, não tem mais nenhum dos 24 tigres que abrigava até 2006. O motivo para o sumiço dos animais é um só: a ação implacável dos caçadores.

Vender um tigre em pedaços pode render até 50 000 dólares, e seu principal destino é a China, onde persiste o costume de usar partes de animais selvagens para a opoterapia (Utilização terapêutica de órgãos ou extratos de órgãos de origem animal).

Os parques nacionais foram criados justamente para evitar a caça indiscriminada aos tigres, com isso, em uma década a população de tigre saltou de 1800 espécimes para 4000. Porém, a sanha dos caçadores aumentou e o comércio de animais cresceu.

Desde tempos ancestrais o homem teme os animais predadores, ainda hoje há registro de ataques freqüentes a humanos e acredita-se que ocorrem pelo avanço da população sobre o seu território. No entanto, nenhum animal se compara ao ser humano na capacidade de caçar outras espécies, mesmo que elas se encontrem sob risco de desaparecer do planeta.




Laís Amanda Poffo 231

domingo, 28 de junho de 2009

Queda no Desmatamento da Amazônia


No último mês de maio, as áreas desmatadas foram de 123km², com uma queda de 89% em relação ao mês de maio do ano passado. Em coletiva de imprensa, no dia 24 de junho deste ano, o ministro Carlos Minc disse que a expectativa é de que teremos o menor índice de desmatamento dos últimos 20 anos. Minc declarou ainda que a soma dos 5 primeiros meses desse ano é menor que a taxa do mês de abril do ano passado.
De acordo com o ministro, as causas da redução são relacionadas aos pactos com os setores produtivos de soja e madeira, ao aumento de aplicação de multas, a Operação Arco Verde e à atuação do Ibama com a Força Nacional e as Polícias Federal e Rodoviária.
O delegado da Polícia Federal destacou a parceria com o Ibama, Força Nacional e Polícia Rodoviária e afirmou que nunca houve um trabalho tão intenso e árduo quanto agora, que resultou na queda do desmatamento.
Minc ainda esclareceu que a regulação fundiária na Amazônia, associada ao ZEE, também pode contribuir para o desmatamento , uma vez que a medida deve legalizar as propriedades, facilitando a fiscalização e reduzindo a violência na região.



Aluna: Luiza Góss 231 (:

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Brasil ganha primeiro posto para abastecer veículos elétricos


Carros e motos movidos a energia elétrica podem ser carregados no Rio.Eletroposto abastece com energia solar, sem emissão de poluentes.


Proprietários de carros e motos movidas a energia elétrica podem recarregar seus veículos com emissão zero de poluentes no primeiro eletroposto do país abastecido a energia solar, na Barra da Tijuca, no Rio, dentro de um posto da BR Distribuidora.
O responsável pelo projeto disse que em todo o país há 26 carros e 1.500 motos movidas a energia mas a expectativa, segundo o executivo, é de crescimento desse mercado de 50% ao ano.


"São clientes que hoje abastecem em casa, mas podem optar por completar a recarga no nosso posto quando estiverem na rua ou fazer todo o carregamento com a segurança de uma energia totalmente limpa", afirmou ele à Reuters.


O custo do abastecimento no posto ainda é maior do que o residencial, e apenas a consciência ecológica deverá levar o consumidor a pagar mais por essa energia.
Com a perspectiva de aumento do número de veículos nessa categoria, no entanto, a previsão é de que o valor do quilowatt seja reduzido no posto.


"A tendência é reduzir o custo. Vai se tornar uma energia competitiva, mas por enquanto teremos um público mais preocupado com o meio ambiente", reconheceu.


A BR gastou R$ 70 mil na construção da unidade que foi instalada em um posto já existente e ainda não há planos para uma segunda unidade.




Aluna: Jessica J. Gradiz Turma 2.3.1

domingo, 7 de junho de 2009

Gisele Bundchen comemora semana do meio ambiente


Nesse mês de junho esta sendo comemorado o mês do meio ambiente, para conscientizar as pessoas da importância de preserva a natureza. um exemplo para todos é a modelo Gisele Bundchen, que no seu blog informa e ajuda as pessoas sobre como preserva a natureza dando dicas. A modelo também tem o projeto água limpa que conta hoje com vários colaboradores, esse projeto é um incentivo pessoal da modelo e de sua família que visa recupera a mata ciliar.
saiba mais: www.giselebundchen.com.br
Aluna: Nicole Fernanda Prochnow 231

sábado, 30 de maio de 2009

Fuga das Cheias


O prefeito de Anamã, localizado junto ao Rio Solimões, quer mudar a sede inteira do município pra fugir dos efeitos da enchente. A cidade está com 95% de seu território alagado, os prejuízos superam R$ 1 milhão, dinheiro que foi gasto quase todo em ajudas para as cheias. Para mudar a sede da cidade, a administração começará um estudo de viabilidade técnica.
“Nós temos duas áreas em foco na região de terra firme. Assim que o rio baixar, vamos pegar engenheiros, topógrafos e os vereadores para ver a viabilidade dessa idéia. Nessa época do ano, nós temos a enchente, mas, quando o rio baixa, a seca deixa várias comunidades isoladas. E não vai adiantar colocar a sede num local que fique isolado", avalia Raimundo Chico.
Segundo ele, não se sabe se existe alguma área em que poderia ser viável este projeto. "Construir uma cidade requer abrir ruas, construir toda a infra-estrutura, levantar novas instalações, escolas. É construir uma cidade inteira” afirma a diretora executiva da SEIE do Amazonas e engenheira Waldívia de Alencar.
Ela lembra o que ocorreu com o município Boca do Acre quando a sede foi mudada para terra firme chamada Platô do Piquiá. "É preciso acima de tudo que a população queira mudar também. Porque, naquele caso, a população ficou dividida e teve gente que ficou na parte baixa e continua sofrendo alagação até hoje", disse Waldívia.
A idéia do prefeito Chico é um exemplo das alternativas que os prefeitos dos municípios atingidos pelas cheias do Rio Amazonas estão buscando para minimizar os prejuízos e até mesmo para prevenir a situação para os próximos anos considerando que a enchente faz parte do regime das águas na bacia amazônica.
Na última sexta-feira, as 55 prefeituras que decretaram situação de emergência no Amazonas firmaram convênio com o governo do Estado para receberem a primeira parte dos R$ 80 milhões que o Ministério da Integração Regional disponibilizou para o atendimento à população atingida pela cheia. "Hoje, nós temos 355 mil pessoas afetadas pela cheia no Amazonas", informou o secretário de governo do Estado, José Melo.


Laís Amanda Poffo 231

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Deputado quer aprovação de medida que reduz as reservas nacionais.


O deputado Ernandes Amorim (PTB-RO) fez uma proposta de reduzir em 30% todas as reservas do país maiores de 200 quilômetros quadrados, quer isso para evitar a expulsão de agricultores que vivem em áreas de conservação, como está acontecendo na Floresta Nacional do Bom Futuro.
Uma megaoperação liderada pelo Ibama ocupou a reserva, considerada uma das mais desmatadas do país (a reserva já perdeu cerca de 25% de a sua cobertura vegetal). O Ibama quer coibir os desmatamentos, a ocupação irregular e a criação de gado dentro de Bom Futuro.
Amorim acredita que está medida também resolveria a situação dos arrozeiros da Raposa Serra do Sol, em Roraima, que foram obrigados à deixar suas plantações após decisão do Supremo Tribunal Federal.

Saiba mais: http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1161817-16052,00-DEPUTADO+QUER+REDUZIR+EM+RESERVAS+COM+MAIS+DE+QUILOMETROS+QUADRADOS.html

Por: Janaina Regina Baade, turma: 2.3.1

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Igarapés da Amazônia


Esgoto e desmatamento ameaçam igarapés da Amazônia


Os igarapés estão sendo ameaçados, causando um grande impacto ambiental, estes podem ser canais ou braços estreitos de rios, sendo caracterizado por pouca profundidade e encontrado no interior da mata. A maioria dos rios da Amazônia passam por estes igarapés.
Estes Igarapés estão sendo ameaçados por esgoto das cidades, desmatamento, barragens irregulares, construção de estradas e garimpos, fazendo com que alguns córregos sequem e alguns peixes morram.
É de extrema importância proteger estes igarapés para termos água limpa por mais tempo, já que este sem proteção pode aumentar a poluição dos outros rios.


Para saberem mais sobre o tema, indicamos o site abaixo:



Aluna: Marina Schlossmacher Mette

Turma: 2.3.1

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Tupi, a Reserva de Pré-Sal


Na região Sul-Sudeste encontra-se Tupi, a reserva de pré-sal, que no dia 01 de maio de 2009 iniciou suas atividades pela Petrobrás. Considerada a maior reserva de petróleo do mundo, com volume de 4 até 8 bilhões de barris.
Em 5 anos, o números de máquinas e equipamentos deverá aumentar, e com isso estima-se um lucros de US$ 174,4 bilhões, que serão investidos em outras etapas do pré-sal. Hoje, a camada de pré-sal está em fase de teste, sendo o poço 3-RJS-646 o poço produtor, com 2140 metros de nível de água ao solo marinho mais 3 mil metros de camada de sal. O recorde era na Bacia de Campos, com 1860 metros de profundidade.
A área de Tupi é explorada por 3 empresas: Petrobrás com 65%, BG com 25% e Petrogal-Galp com 10%. Na fase inicial de teste é produzido de 10 até 20 mil barris diários de óleo.
Os testes de produção serão feitos por meio de navio-plataforma, são 5 poços interligados ao navio-plataforma: 3 que injetam água, um que irá reinjetar gás natural e o poço produtor, o 3-RJS-646.

Estima-se que até 2013 será produzido 219 mil barris por dia de óleo no pré-sal.
.
.
.
Aluna: Luiza Schmitt Góss 231

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Debate sobre novo Código Florestal racha Senado

Ontem em Brasília ocorreu um confronto aberto no plenário do Senado ambientalistas e ruralistas travaram ontem mais um duro embate na disputa política causada pela proposta de reforma do Código Florestal Brasileiro.
Os ruralistas pretendem mudar o com a redução da conservação obrigatória, já os ambientalistas resistem a qualquer mudança.
No plenário a senadora Kátia Abreu afirmou que queria " pautar a discussão pela ciência " , mas não admitia " leis que não possam ser cumpridas ".Em resposta o senador Aloizio Mercadante rejeitou as pressões da bancada ruralista e pediu cautela nas mudanças no código

Postado por Jessica J. Gradiz turma 2.3.1


Saiba mais http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/04/30/debate-sobre-novo-codigo-florestal-racha-senado-755515356.asp

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Sócio biodiversidade pode combater desmatamento


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lanço, na segunda-feira (27), em Manaus, o Plano Nacional das Cadeias Produtivas do Sócio biodiversidade. A nova política pública vai incentivar a produção, industrialização, comercialização e consumo da produção extrativista, da agricultura familiar, das comunidades tradicionais e dos povos indígenas. Envolvem os ministérios do Meio Ambiente, Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento Social e Combate à fome. O objetivo do Governo é mostrar que o mercado não-madeireiro, representado principalmente pela indústria do extrativismo, é economicamente viável e, com isso, evita o desmatamento na Amazônia. O plano pretende promover mudanças radicais em biomas sob risco ambiental, como a Amazônia, e vai fortalecer as Reservas Extrativistas do País. Isso implica na implementação do extrativismo e do desenvolvimento rural sustentável em novas bases apontando assim as vantagens extrativistas, assegurando um baixo impacto ambiental para a floresta.
Aluna: Nicole F. Prochnow turma: 2.3.1.

sábado, 18 de abril de 2009

Turismo Antártico


Na última sexta-feira, dia 17 de abril de 2009, os países participantes do Tratado da Antártida, criado para proteger o ambiente, adotaram as propostas feitas pelos Estados Unidos para limitar o turismo na região na tentativa de proteger o ecossistema local. Os países concordaram em limitar um número de turistas levados no continente.

A decisão foi tomada após o aumento no número de visitantes e de acidentes com cruzeiros marítimos na região. O número de visitas à Antártida aumentou de 6,7 mil para 45 mil desde 1993. A decisão se tornará um requerimento legal depois que for ratificada pelos países do Tratado, entre eles está o Brasil.

As restrições não prevêem um mecanismo de penalização para quem não respeitá-las, mas pede que os países participantes liberem apenas navios com até de 500 passageiros aportem no continente e pede que apenas 100 passageiras desçam a terra firme de cada vez.

Naufrágio dos navios de exportações ou turismo é de grande peso para a destruição do ecossistema. Na temporada 2008-2009, 2 navios encalharam na Antártida e autoridades documentaram vários incidentes que trouxeram grandes riscos de contaminação ao continente.

A Antártida é um habitat único para várias espécies de pinguins e uma importante base para outros animais, como focas, além de ser vital para a alimentação de baleias.

.

.

.

Laís Amanda Poffo 2.3.1

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Informações em tempo real

Informações em tempo real sobre a evolução do nosso planeta. Qual é o continente que mais emite CO2? E o que mais utiliza energia renovável? Vejas as respostas aqui.


http://www.discoverybrasil.com/descubraoverde/



Postado por Jessica J. Gradiz 2.3.1

quinta-feira, 9 de abril de 2009

A próxima grande crise


A grande preocupação desde século é com o desmatamento e a extinção das espécies, porém o que não nos ocorre é outra catástrofe ecológica que está chegando sem que ninguém perceba. Estamos acabando com os minerais da Terra o que poderá causar uma grande crise tecnológica!
Várias coisas poderão deixar de existir! Como por exemplo o lítio, hoje, temos uma reserva de 14 milhões de toneladas, esta reserva dá 100 anos no ritmo atual de consumo. Porém cada carro elétrico (que diminui o aquecimento global) uso pelo menos 8Kg de litro, e hoje é produzido cerca de 71 milhões de carros por ano. Se todos os carros fossem elétricos todo lítio do mundo seria consumido em 32 anos, isso sem contar o lítio gasto para fazer baterias. A solução deste problema é simples: consumir menos e reciclar mais!

Saiba mais: Revista Super Interessante edição:264 – abr/2009

Por Janaina Regina Baade 231

sábado, 4 de abril de 2009

Governadores da Amazônia querem receber por preservar floresta

Idéia é vender preservação para compensar emissões de CO2. Reunidos em Cuiabá, eles preparam proposta para ser levada à ONU.
A floresta em pé tem que render mais dinheiro do que a floresta derrubada. É com base nessa premissa que sete governadores de estados amazônicos se reuniram nesta quarta-feira (1º), em Cuiabá. O objetivo deles é desenvolver um mecanismo para que quem preserve a floresta possa receber dinheiro por isso.
Os governadores querem que a manutenção da floresta possa ser “comprada” por empresas e países que emitem muitos gases causadores de efeito estufa. Investindo em preservação, eles impediriam que a derrubada da floresta emitisse gás carbônico, compensando assim a poluição causada em suas indústrias.
No final do ano, na Dinamarca, uma reunião da ONU poderá definir se esse mecanismo será válido oficialmente.

Para mais informações sobre esta notícia recomendamos:
http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1068568-16052,00-GOVERNADORES+DA+AMAZONIA+QUEREM+RECEBER+POR+PRESERVAR+FLORESTA.html

Aluna: Marina Schlossmacher Mette turma: 2.3.1

Deputados de SC aprovam nova legislação


Cerca de cinco mil agricultores estiveram em Florianópolis, para acompanhar a votação do Código Ambiental de Santa Catarina. A sessão que aprovou o código teve 38 deputados presentes. A aprovação foi dada com 31 votos a favor (seis, dos deputados que não aprovaram a legislação do meio ambiente, são do PT e apenas um é do PDT).
O projeto de Lei, que foi encaminhado à Assembléia em julho de 2008 e recebeu mais de 200 emendas após a realização de 10 audiências públicas, trata de assuntos como o recuo mínimo a partir das margens, que passa a ser de 5 metros para propriedades de até 50 hectares. Acima desse patamar, o menor recuo será de 10 metros, podendo variar de acordo com estudos técnicos elaborados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) que justifiquem a adoção de novos parâmetros. De acordo com entidades do setor, isso legaliza 40% das áreas produtoras de aves e suínos e 60% das produtoras de leite do Estado.
No entanto, essa redução não significa que os produtores possam desmatar o que sobrou de matas ciliares ou qualquer outra área de proteção. Entidades relacionadas ao meio ambiente e aos recursos hídricos alegam que a alteração afetará a quantidade de água disponível para consumo.
Depois de aprovado na Assembléia, o Projeto segue, nos próximos dez dias, para a sanção do governador Luiz Henrique.

Para mais informações sobre esta notícia recomendamos:
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1067377-5598,00-DEPUTADOS+DE+SC+APROVAM+NOVA+LEGISLACAO+SOBRE+MEIO+AMBIENTE.html

Aluna: Marina Schlossmacher Mette turma: 2.3.1

sábado, 28 de março de 2009

Lixão do Pacífico


Uma nova área surge no mundo, coberta por plásticos, plânctons, alimentos e lixo, tudo misturado. Situado entre o litoral do Havaí e da Califórnia, a cerca de mil e seiscentos quilômetros da costa, o Lixão do Pacífico já foi um paraíso.
Charles Moore foi o primeiro a detectar a massa de lixo no Oceano Pacífico “foi perturbador”. Plásticos grandes foram transformados em casa para mariscos, e águas-vivas estão se enrolando em fios de nylon. Na foto, a tartaruga cresceu com um anel de plásticoem volta do casco.
Cerca de 27 % do lixo são sacolas de supermercado, e durante pesquisas constataram que em 670 peixes existiam mil e quatrocentos fragmentos de plástico neles.
Kamilo Beach, uma praia do Havaí, com mais de mil quilômetros do Lixão do Pacífico, lixos com ideogramas coreanos, caracteres chineses foram encontrados na ilha. Estima-se que em mais cinco regiões do mundo ocorram a mesma coisa que Kamilo Beach, uma delas é em uma das Ilhas Maldivas, porém lá, ocorre um pouco diferente, pois, se o lixo não chega pelos mares, ele chega pelos humanos, e em menos de duas décadas a ilha já possuí cinqüenta mil metros quadrados.
O lixo orgânico é queimado na hora que chega, todos os plásticos e metais são exportados para a Índia com finalidade de reciclagem, e o resto forma a base da ilha. Todos os nativos das Maldivas se recusam a trabalhar com o lixo, por isso apenas cento e cinqüenta imigrantes vindos de Bangladesh trabalham lá por um salário entre sessenta e cem dólares por mês.

“Gostaria que o mundo inteiro percebesse que o tipo de vida que estamos levando, isso de jogar tudo fora, usar tantos produtos descartáveis, está nos matando. Temos que mudar, se quisermos sobreviver”
Charles Moore.
.
.
Saiba mais:
.
Nome: Luiza Schmitt Góss 231

quinta-feira, 19 de março de 2009

Previsões sobre o futuro da Amazônia


O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) esta fazendo um projeto para prever o futuro da Amazônia com os efeitos do aquecimento global e pelo desmatamento. As previsões são feitas por computadores.
Com cálculos bem otimistas caso haja um aumento da temperatura de 2,5 graus centígrados e o desmatamento de 40% da área original da floresta, por volta de 2050 restarão apenas 70% da floresta tropical. A projeção leva em conta que uma parte das áreas desmatadas conseguirá se recuperar.
A hipótese mais pessimista segundo Carlos Nobre, pesquisador do INPE é de que até 2100 sejam desmatados 60% da área original da floresta e simultaneamente, haja um aumento médio da temperatura de 5 graus centígrados.

Saiba mais: http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1048685-16052,00-INPE+FAZ+PROJECOES+INEDITAS+RELACIONANDO+DESMATAMENTO+E+AQUECIMENTO.html

Por: Jéssica J. Gradiz
Turma: 2.3.1