Na última sexta-feira, dia 17 de abril de 2009, os países participantes do Tratado da Antártida, criado para proteger o ambiente, adotaram as propostas feitas pelos Estados Unidos para limitar o turismo na região na tentativa de proteger o ecossistema local. Os países concordaram em limitar um número de turistas levados no continente.
A decisão foi tomada após o aumento no número de visitantes e de acidentes com cruzeiros marítimos na região. O número de visitas à Antártida aumentou de 6,7 mil para 45 mil desde
As restrições não prevêem um mecanismo de penalização para quem não respeitá-las, mas pede que os países participantes liberem apenas navios com até de 500 passageiros aportem no continente e pede que apenas 100 passageiras desçam a terra firme de cada vez.
Naufrágio dos navios de exportações ou turismo é de grande peso para a destruição do ecossistema. Na temporada 2008-2009, 2 navios encalharam na Antártida e autoridades documentaram vários incidentes que trouxeram grandes riscos de contaminação ao continente.
A Antártida é um habitat único para várias espécies de pinguins e uma importante base para outros animais, como focas, além de ser vital para a alimentação de baleias.
.
.
.
Laís Amanda Poffo 2.3.1
Nenhum comentário:
Postar um comentário