quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Tremores que atingiram diversas partes do mundo são normais, diz especialista

Nas últimas 24 horas, três fortes terremotos causaram mortes e destruição em diferentes países no mundo.
Na tarde de terça-feira (29), um tremor de magnitude 8 no Oceano Pacífico causou um tsunami que matou mais de 100 pessoas nas Ilhas Samoa. Horas depois, um outro tremor, de magnitude 7,6, atingiu a costa da Indonésia, matando entre 100 e 200 habitantes e destruindo 500 edifícios. Na tarde desta quarta (30), um sismo de intensidade 5,9 abalou a região de La Paz, na Bolívia.
Conforme o especialista, os países atingidos estão em uma região turbulenta, de intensa atividade geológica e vulcânica, conhecida pelos geógrafos como Círculo de Fogo. “Mais de 90% dos tremores do mundo acontecem nessa região, que vai do Chile, pega a costa dos Estados Unidos, Rússia, Japão e Oceania.”

Imagem terremoto na Indonesia
http://g1.globo.com/Noticias/0,,GF75731-5602,00-TERREMOTO+CAUSA+DESTRUICAO+NA+INDONESIA+VEJA+IMAGENS.html

Tsunami ilhas Samoa
http://g1.globo.com/Noticias/0,,GF75720-5602,00-IMAGENS+DO+DIA+DE+SETEMBRO+DE.html

Por: Jessica J. Gradiz 2.3.1

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Caça de Golfinhos no Japão


Todos os anos, em setembro, inicia-se a temporada de caça aos golfinhos o Japão. Durante 6 meses, 20 mil golfinhos são mortos de forma rudimentar e grosseira na costa do país. Os animais são atingidos, na água, com arpões formando uma mancha de sangue e, ainda com vida, são tirados da água e recebem golpes fatais com facões e machados.

A caça é um costume no Japão há 4 séculos, mas neste ano vem enfrentando uma oposição. Isso, graças ao documentário americano The Cove, lançado no fim de julho nos EUA. O filme já levantou muitos debates no país.

Muitos japoneses, ao verem as cenas na internet, ficaram horrorizados, e, na semana passada, 70 golfinhos foram libertados por seus captores. A conscientização para evitar essa matança é inevitável, pois a reprodução desse animal é muito lenta, a gestação leva em torno de um ano e até um ano e meio o filhote precisa de atenção total da mãe.

Além da questão ambiental, somem-se a questão emocional para a repulsa a matança dos golfinhos. Por isso, muitos biólogos acreditam que The Cove possa colaborar, pelo menos, que os métodos de eliminação dos golfinhos fiquem menos cruéis.

Aluna: Laís Amanda Poffo 231

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

El Niño pode trazer seca ao nordeste e à Amazônia, diz agência dos EUA

O Fenômeno do El nino que ocorrerá no final deste ano, poderá provocar seca no nordeste brsileiro e na região amazônica, e enchentes o sul.
Esse fenômeno tem como características o aumento das temperaturas na zona equatorial do Pacifico, e ocorre mais ou menos de quatro em quatro anos, e afeta o clima do mundo inteiro.
Há pouco mais de uma década, entre 1997 e 1998, ocorreu um dos mais fortes El Niño da história, com catástrofes climáticas que deixaram milhares de mortos .
Mas o El nino não traz apenas efeitos negativos ao clima, com a sua chegada pode razer chuvas benéficas no fim do ano ao sudeste do Texas, que atualmente enfrenta uma seca, além disso reduz a intensidade de furacões no Caribe;
http://verde.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=20864821

Por: Janaina R. Baade 2.3.1

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Ação contra o Perigo


A prefeitura de Blumenau começa segunda-feira, 14 de setembro, uma força-tarefa para acelerar a retirada de famílias que continuam em áreas de risco. A decisão foi tomada no último dia 10, durante reunião com o prefeito João Paulo Kleinübing e secretários da Central de Reconstrução.
“Precisamos fazer uma ação mais dura. É uma medida para evitar a reocupação de casas e a venda de imóveis em locais de riscos. As pessoas estão voltando para essas áreas, e se necessário, vamos demoli-las.” Explica o prefeito de Blumenau.
Atualmente, há aproximadamente mil famílias que insistem em permaneces nos locais perigosos. A maioria das casas apresentam problemas nos terrenos e os moradores já foram orientados e sair do local.
Durante a força-tarefa técnicos e engenheiros de obras vão notificar as famílias,os relatórios serão enviados a procuradoria do município que vai tomar medidas jurídicas para a retirada das pessoas. Aos moradores em áreas de risco, a prefeitura oferece programas habitacionais como auxílio-aluguel ou moradias provisórias, dependendo da situação financeira da família. Atualmente, há 310 famílias em seis moradias provisórias da cidade.
“Não é uma medida assustadora. Estamos dando um reforço para o trabalho que vem sendo feito pela Central de Reconstrução, só que estavam a passos lentos, agora vamos dar uma acelerada”, esclarece Neusa, coordenadora da Central de Reconstrução.


Aluna: Luiza Schmitt Góss 231

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Bactéria pode 'limpar' petróleo

Cientistas britânicos da Universidade de Essex, na Inglaterra, usaram micróbios pra livrar o petróleo de toxinas. A técnica pode ser usada no refinamento e na retirada de poluentes remanescente em lagos onde há plataforma de extração. A esperança é de poder tirar todas as toxinas no refinamento e depois poder livrar as águas de qualquer contaminação.
Saiba mais:

http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=48101

por: Nicole Fernanda Prochnow turma: 2.3.1

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Chuvas fortes causam destruição em Santa Catarina



Nessa terça-feira (8) foram registrados ventos com mais de sem quilometro por hora os bombeiros têm dificuldades de chegar a algumas regiões atingidas.
A situação se agravou em Guaraciaba, quatro pessoas morreram e a prefeitura da cidade decreto calamidade publica. A defesa civil diz que foram registrados casos de desabrigados em 27 municípios e 11 cidades de
Itajaí estão com problemas de fornecimento de energia. Suspeita-se que o estado tenha passado por um tornado e já são registrados cerca 64 mil afetados.
Saiba mais:



Por: jessica J. Gradiz 231

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Matança de animais na Austrália


Governo da Austrália decide, eliminar 650000 de 1 milhão de camelos existentes lá.
Além disso Austrália, promove campanha para eliminar a superpopulação de um grupo de 56 animais, entre eles, destacam-se: cangurus, coelhos, raposas, javalis.
Matando os animais com 2 ou 3 tiros, por que muitos deles se multiplicam fácil e invadem as casas em busca de água, quebram tubulações nas lavouras, derrubam cercas, comem as gramas dos jardins e os arbustos dos campos, sim é isso que o governo da Austrália decide fazer, matar os animais a tiros, e deixá-los expostos em carne e osso no sol, para que animais considerados selvagens na Austrália possam atacá-los.
Estima-se que 720 milhões de dólares sejam gastos anualmente para reparar os danos ambientais, econômicos e sociais causados por esses animais.
Seria isso a melhor atitude a ser tomada? Por que não dar sedativos a eles, e então matá-los para que estes não sofram tanto? Por que não retirar a carne do animal para poder ser consumida?

Para saber mais sobre o assunto, indico a revista veja do dia 02 de setembro de2009, página 112. (capa da revista: Abrimos o cofre do MST)
Aluna: Marina Schloss. Mette